Quero começar dizendo que não gosto dos resultados com aqueles aspetos inflados. Aliás, sabemos que a grande maioria das pessoas também não gosta. É justamente o resultado natural que é o mais apreciado.
Na atualidade, temos excelentes ácidos hialurônicos. Eu utilizo principalmente a linha Juvéderm Vycross® da Allergan® por serem de excelente qualidade, elevada segurança e ótima durabilidade. Os mais testados do mundo.
Inclusive faço parte da Escola de Formadores Allergan®, a qual tenho a honra de participar por ser constituída por médicos seríssimos e super capacitados.
É fundamental que o médico que executa a técnica, para além de ter a devida capacitação, tenha também um apurado senso estético, justamente para não se cometer exageros.
Contudo, quando feito por um médico especializado, com apurado senso estético e produtos de alto nível, os resultados deste procedimento são muito satisfatórios e com boa durabilidade.
Fundamental também saber que os ácidos hialurônicos têm seu espaço na estética facial, mas que também os bioestimuladores de colagénio como o Radiesse®, Sculptra®, HArmonyCA® etc. também tem os seus, assim como, o ultrassom micro focado (aqui na Sky Clinic Lisboa temos o Ultraformer MPT®) ou mesmo os lasers, também têm os seus espaços.
Ou seja, antes mesmo de decidir por realizar uma harmonização facial é necessário haver uma avaliação completa das necessidades do paciente, para somente depois traçar um planejamento que poderá incluir sim os ácidos hialurônicos, mas também o Ultraformer MPT®, bioestimuladores de colagénio e até mesmo outras técnicas.
Percebem? Não é o paciente querer uma estruturação facial com ácidos hialurônicos e irmos lá e fazer sem o devido planejamento. É antes de tudo avaliarmos todo um planejamento do que cada técnica poderá fazer pelo paciente. E neste caso, eu posso categoricamente dizer que SIM, que os ácidos hialurônicos são excelentes aliados desta estratégia de um belo e jovial visual ao longo das fazes da vida.
Aqui na Sky Clinic Lisboa, eu não utilizo muito o termo harmonização facial, pois dá a impressão que toda esta estruturação facial poderá ser resolvida com ácidos hialurônicos, o que não é verdade. Para a aplicação dos ácidos hialurônicos, eu prefiro utilizar o termo HyaluLift®, na qual eu batizei, pois este termo reserva aos ácidos hialurônicos uma parte da competência da estruturação, mas não a estruturação toda.
Para uma estruturação total, para além dos ácidos hialurônicos é normal combinar com uma estruturação por colagénio ou mesmo, com outras técnicas assossiadas.
Uma vez definido o momento adequado de se iniciar um HyaluLift® é importante entender também que talvez não chegaremos ao ápice do resultado em uma única sessão. Talvez leve umas duas ou três sessões, dependendo de cada caso. E o motivo são dois: em primeiro lugar, para entregarmos segurança máxima para o paciente no procedimento e o outro motivo é justamente para se obter resultados naturais. Isto não quer dizer que não se possa chegar ao melhor resultado já em uma única sessão. Mas que dependendo do planejamento, é melhor realizar o procedimento em sessões distantes, por vezes, separadas por semanas ou até em alguns meses.
Por isto, para a devida estruturação da face (harmonização), podemos usar uma ou mais técnicas a seguir: HyaluLift® (ácidos hialurônicos), colagénio - seja por bioestímulo injetável, por Ultraformer® ou fios - e retrações, seja pelos Fios de sustentação APTOS® ou pelo efeito do Ultraformer® no SMAS (estrutura que sustenta os músculos da face e pescoço).
Eu, como Dermatologista na área da estética, digo que os ácidos hialurônicos fazem parte dos meus 4 pilares da estética facial, sendo os outros 3: toxina botulínica, colagénio; e tratamento para manchas e textura de pele.
A conclusão é que considero os ácidos hialurônicos um dos principais componentes no planejamento da estética facial, assim como a escolha de um bom fabricante do produto e um médico de confiança para realizar a técnica. Considero que a técnica é indicação para muitos paciente e que sendo bem executado, o paciente fica muito satisfeito.
Bom, auto-estima é muito importante. Estética também é saúde. E cuidar de si é honrar o templo onde sua essência habita.
Beijinhos!
Dra. Daniela Gorgulho, Dermatologista em Lisboa.
Comments